quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Criação da carioca Tátil é a Logo Rio-2016

Nas mesmas areias onde milhares de pessoas se reuniram em outubro do ano passado para festejar a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Comitê Organizador Rio-2016 apresentou a logomarca da maior competição esportiva do mundo e com ela a revelação da agência ganhadora: a Tátil design de Fred Gelli selecionada entre oito finalistas, depois de um processo de cinco meses, que contou, em seu início, com a participação de 139 agências.
Fred comentou os rumores de plágio. Veja aqui.


A marca dos Jogos Rio-2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil – afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio-2016, destacando que a marca foi concebida como umaescultura, permitindo a sua aplicação também em três dimensões (3D).

“Uma marca que não tiver a capacidade de envolver uma experiência profunda e sensorial não chega ao coração das pessoas. O propósito representado nos aros olímpicos invadiu nossa equipe e foi o combustível para a gente chegar até aqui hoje. Esse é o sonho de qualquer designer porque é a marca mais reconhecida no mundo e vai ser vista por milhões de pessoas no planeta, da 5ª Avenida em Nova York até um vilarejo no Himalaia”, afirmou Fred.

Comandada pela cantora Daniela Mercury, a festa de lançamento da logo dos primeiros Jogos Olímpicos do Brasil e da América do Sul foi assistida po milhões de pessoas na orla e foi acompanhada da tradicional queima de fogos na passagem do Ano Novo. Os presidentes do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, e do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito Eduardo Paesparticiparam do evento- O papel da marca é globalizar os aspectos culturais da cidade-sede e do país-sede, inspirar os atletas, que são os personagens principais desse evento, e todos os públicos envolvidos, se conectar, principalmente com os valores olímpicos de excelência, respeito e amizade, dar aos nossos parceiros comerciais uma oportunidade de associação com esse evento, mas, acima de tudo, marcar o evento como um evento único – contou Beth Lula, gerente de Branding do Comitê Organizador Rio-2016.


Daniela Mercury animou a revelação da logo Rio 2016

Próximo ao palco principal, um mega painel de LED, com 150 metros quadrados, projetou a marca. Em paralelo, três infláveis, semelhantes a um telão de projeção com 237 metros quadrados, surgiram em meio ao público, também apresentando a logomarca de ambos os lados. No ápice da euforia foram abertos três bandeirões com a logo – cada um com 1.200 metros quadrados.

Além do reconhecimento internacional, a marca Rio-2016 terá exposição máxima a partir de 1º de janeiro de 2011 e pelos próximos seis anos, e será eternizada nas futuras imagens dos jogos, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário