Promoview reuniu alguns alicerces sobre o conhecimento acumulado até aqui para o desenvolvimento de ações nas mídias sociais. Siga.
Entender como e por que membros de seu mercado alvo usam a mídia social.
Como acontece com qualquer plano de marketing, é fundamental conhecer o seu público-alvo para que você possa desenvolver-se devidamente, adaptando o conteúdo e as comunicações para satisfazer as suas necessidades. Aqui estão três fatores a considerar para compreender melhor porque eles participam em meios sociais:
- As pessoas querem se conectar com as pessoas que têm interesses semelhantes para se socializar.
- As pessoas estão procurando expandir sua rede de relacionamentos, especialmente em situações em que precisam de uma referência pessoal.
- As pessoas utilizam meios de comunicação sociais como um filtro de pesquisa para obter entrada a partir de fontes confiáveis.
Desenvolver conteúdo que atenda às necessidades e interesses dos consumidores.
Isto deve ir além da simples transmissão de alguma oferta. É preciso fornecer informações que atendam os clientes e as necessidades dos participantes de mídia social. Lembre-se, com os meios de comunicação social, o seu público é mais amplo do que o seu mercado alvo. Considere os seguintes tipos de conteúdo e informações:
- Fornecer suporte ao produto ou informações de como utilizar. Isso é particularmente útil para incentivar a compra ou para fornecer instruções adicionais no pós venda.
- Referir-se aos interesses pessoais dos consumidores valorizando-os no momento em que eles são manifestados. Deve-se considerar a possibilidade de pesquisas nas comunidades Orkut, LinkedIn ou Facebook.
- O diálogo deve ser permeado com mensagens de bom humor e envolventes.
Atuar como um canal de comunicação com notícias relevantes agregadas, anunciar reuniões etc..
Use uma variedade de formas de conteúdo para compreender o papel que cada um desempenha na mídia social. Uma combinação de tempo e informações específicas. Alguns tipos de meios de comunicação social levam as pessoas a seu site e suas outras páginas da comunicação social. Entre os formatos diferentes a considerar são artigos, comentários (incluindo as opiniões, discussões e tweets), no blog, fotos, áudio, vídeo, apresentações e nos eventos transmitidos através de eventos onde uma pessoa presente no evento re-transmite para sua audiência o evento através do twitter ou outros meios
Permitir aos participantes meios de comunicação social para compartilhar conteúdo.
Isso se aplica ao conteúdo do seu site e de terceiros. Disponibilize maneiras do seu conteúdo ser divulgado no twitter, no orkut, facebook, ning, digg etc…. Lembre-se, a informação é a moeda em seus relacionamentos.
Apoiar e promover o conteúdo gerado pelo participante.
Esta deve ser em uma ampla variedade de locais, incluindo os comentários dos consumidores, as análises e discussões em sites de comunidade e quadros de avisos, e veículos como o TripAdvisor, Yahoo Respostas, ou LinkedIn.
Integrar informações sobre o produto em seu conteúdo / história.
Isso é necessário para os leitores encontrarem o seu produto. Faça os produtos serem parte de sua história. É importante que o seu site e páginas de compra sejam otimizados para que os visitantes possam compartilhar, guardar informações e comprar.
Alavancar a capacidade de mídia social para que tenha função de pesquisa.
O Twitter atua hoje como um motor de oferecimento de conteúdo. Ele pulsa 24hs por dia. Estude a melhor com os fins propostos.
Utilizar o conteúdo nos meios de comunicação social para ajudar a construir a otimização de busca orgânica.
Fornecer conteúdo rico em palavras-chaves e links para outras áreas do seu site e oferecer informações relacionadas.
Escutar, interagir e reconhecer os consumidores.
Eles querem ser ouvidos e reconhecidos. Eles querem interação humana, não uma comunicação automatizada.
Proporcionar rapidez e agilidade – reagir a eventos que vão se desenrolando.
Por exemplo, pessoas mobilizadas com a causa do Haiti poucos minutos depois do terremoto. A chave é fazer com que suas comunicações sejam relevantes numa base individual e permitir contribuições menores.
Participar nos meios de comunicação social, com uma voz humana e uma história pessoal.
Incentivar os funcionários/parceiros a participarem dos meios de comunicação social.
Confiar neles para construir relacionamentos fora dos canais tradicionais de vendas, suporte e serviços. Desenvolver orientações para capacitar seus funcionários e dar-lhes uma formação adequada. Isto dá à sua empresa um verdadeiro rosto humano e reforça a coesão interna e externa.
No geral, é importante que os operadores de mídia social tenham em mente que esta ferramenta não funciona como uma campanha da forma tradicional que conhecemos. Trata-se de um conjunto de iniciativas que precisam ser renovadas a cada dia.
A imersão nas redes sociais exige uma mudança de mentalidade, que exige o compromisso contínuo e atinge toda a organização.
Veja o Manifesto Cluetrain aqui
Fonte: Promoviewhttp://promoview.com.br/canais/alicerces-das-midias-sociais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário