terça-feira, 27 de agosto de 2013

Google pode entrar para o ramo das montadoras


A Google pode estar planejando desenvolver e fabricar seu próprio carro equipado com piloto-automático. A informação foi divulgada pelo ex repórter de tecnologia do jornal Wall Street Journal, Amir Efrati, em seu blog.

A empresa tem trabalhado há alguns anos em um software para ajudar grandes montadoras a construir carros de autocondução, mas parece que agora a companhia estaria disposta a iniciar um projeto de veículo completamente independente, de acordo com “pessoas familiarizadas no assunto”.

De acordo com as fontes, a Google estaria conversando com as fabricantes para a construção de novos carros com as especificações da empresa, mas as negociações não teriam vingado. Além disso, a empresa teria como objetivo a construção de “táxis-robôs”.

Fechando Parcerias
A Google inclusive já estaria conversando com grandes empresas que fabricam componentes automotivos, como a Continental AG e a Magna Internacional, para que ela possa fabricar carros por conta própria.
No dia 22/08, o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung informou que a empresa estaria se aproximando de um acordo com a Continental AG, uma das maiores fornecedoras de componentes automotivos do mundo, justamente para a fabricação de carros de autocondução.

Experiência Própria
De acordo com o jornalista, embora a Google não tenha as instalações ou know-how para realmente fabricar sua própria frota de carros, a empresa já possui alguma experiência em hardware automotivo.
Por exemplo, eles têm trabalhado no desenvolvimento de um aparelho a laser giratório conhecido como “Lidar” que gera informações sobre o ambiente físico do carro, que podem então ser analisadas pelo software do Google.

Táxis Robôs
Os táxis autoconduzidos desenvolvidos pela Google poderiam fazer parte de uma frota que atende clientes por demanda, de acordo com as fontes do jornalista. Embora a empresa não esteja interessada em operar o serviço em si, a companhia passou muito tempo discutindo que cidades poderiam ser atendidas pela tecnologia. Inicialmente, haveriam motoristas para estes veículos no caso de surgirem problemas emergenciais.

Porém, o preço dos veículos pode ser muito alto. Atualmente, os carros modificados da Toyota usados nos testes da Google custam 150 mil dólares cada. A empresa tem trabalhado para reduzir o preço, em parte por meio da concepção do seu próprio hardware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário