Material será utilizado na produção de tampas plásticas. Projeto piloto entra em funcionamento em 2011
A Tetra Pak, líder mundial em processamento e embalagem de alimentos, assinou acordo com a Braskem, petroquímica líder na América Latina, para compra de polietileno de alta densidade (PEAD) feito de matéria-prima 100% renovável. O acordo representa o primeiro passo para a utilização de polietileno verde na indústria alimentar e de embalagens de bebidas.A primeira planta de polietileno verde em escala comercial do mundo, localizada em Triunfo, no Rio Grande do Sul, entrará em funcionamento no último trimestre do próximo ano. As primeiras entregas à Tetra Pak estão previstas para o início de 2011. A nova unidade utilizará etanol de cana de açúcar para produzir eteno, a ser posteriormente transformado em polietileno, o tipo de plástico mais usado no mundo. O processo contribuirá para a redução global nas emissões de gases de efeito estufa quando comparado com o processo tradicional de fabricação do polietileno.
O acordo firmado garante o fornecimento, pela Braskem, de 5 mil toneladas de polietileno verde de alta densidade por ano, a partir de 2011, para a produção de tampas plásticas e lacres. O volume representa pouco mais de 5% da demanda total de polietileno de alta densidade da Tetra Pak, e é um pouco menos de 1% do total de compra de materiais plásticos.
“Ainda que seja um primeiro passo na direção do polietileno verde, esse projeto piloto representa um marco em nossa trajetória rumo à sustentabilidade e assinala nosso compromisso de encontrar novas formas para utilização de materiais renováveis em nossas embalagens cartonadas”, diz Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak.
“Nós estamos muito satisfeitos em sermos parceiros da Tetra Pak, disponibilizando uma alternativa renovável efetiva para o tradicional polietileno. Este é um novo passo em nossa parceria de longo prazo como um fornecedor global da Tetra Pak e demonstra o comprometimento das duas empresas com o desenvolvimento sustentável”, diz Bernardo Gradin, presidente da Braskem.
A Tetra Pak também é parceira do Programa Defensores do Clima, da WWF, e está a caminho de cumprir o seu compromisso de reduzir as emissões globais de carbono em 10% em termos absolutos, entre 2005 e 2010. No Brasil, a Tetra Pak acaba ser apontada como uma das 20 empresas mais sustentáveis do país pelo “Guia Exame de Sustentabilidade”. A escolha confirma que a companhia está entre as que desempenham um papel sustentável em seus negócios, mantendo o equilíbrio entre os negócios, o respeito ao meio ambiente e às pessoas.
A Braskem divulgou em 2002 seu Compromisso Público alinhado com a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, e foi a primeira empresa brasileira a aprovar a Declaração Internacional de Produção Mais Limpa. Desde 2005, a Braskem é listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa. Todas as suas plantas industriais têm a certificação ISO 14001. Neste ano, como parte do movimento de engajamento contra as mudanças climáticas, a Braskem assinou o Copenhagen Communiqué on Climate Change.
Nenhum comentário:
Postar um comentário