terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cheiro de pão quente no Twitter

Padarias avisam clientes em tempo real

Sempre que sai pão quente, os clientes da padaria carioca Farinha Pura ficam sabendo. Mesmo que eles não estejam no rastro do cheirinho que ganha os arredores. É que eles seguem a padaria no Twitter, e por lá ficam sabendo que às 11:36 horas saiu pão francês, às 16:01 horas saiu broa de milho e às 16:46 horas saiu pão de castanha do pará com mel. “Começamos por acaso e os avisos de quando o pão está saindo chamou muito a atenção, não só dos clientes, como da mídia”, explica Thiago Pita, diretor de marketing da loja. Apesar de não revelar valores, Pita garante que as ações trouxeram aumento do faturamento da padaria. Prova de que a inovação é fundamental para a adaptação aos novos tempos e a prosperidade dos negócios. Mesmo que isso implique em investimento zero.

De quebra, a ação aproximou a padaria de seus clientes. Além de informar o horário exato em que a fornada está chegando na frente da loja, o microblogging também se presta a requintes de crueldade com quem está a quilômetros do Humaitá – endereço da padaria. “Sabe quando o queijo provolone fica crocante na casca do pão? A baguete de provolone hoje está assim. Coisa de louco", está entre os tweets. Há também espaço para ações call to action. Os seguidores ficam sabendo qual é a senha do dia; na padaria, é só dizê-la para ganhar desconto de 5% em qualquer produto.

A ideia da Farinha Pura, entretanto, não foi a primeira a ser colocada em prática. Em Londres, a empresa de mídia digital Poke London criou o BakerTweet, uma aplicação que permite que o padeiro twite diretamente da cozinha assim que tem pão quente. Nada de computador ou laptop no meio da cozinha. Sim, porque nesse caso, tecnologia, farinha e ovos não dão uma boa receita. A maquininha da Poke fica na cozinha e para soltar a notícia no Twitter basta que o padeiro selecione o tipo de quitute que saiu do forno e aperte o botão (confira no vídeo abaixo). A cafeteria londrina Albion Cafe usa a engenhoca para informar seus seguidores sobre a mais recente atividade do forno. Veja só, nem só de frases insossas está a lista de “What´s Happening” do Twitter.


BakerTweet from POKE on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário