As reclamações feitas pelo Twitter são muito mais eficientes do que as feitas ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), e essa estratégia fez as empresas se mexerem, tanto que leva entre cinco minutos e duas horas para responderem a alguma reclamação vinda por intermédio da rede social.
No Procon, a resposta vem em, no mínimo, um mês, de acordo com um levantamento feito pela Folha de S.Paulo. O Estadão.com.br fez as contas e descobriu que a rede de microblogs é 8,4 mil vezes mais eficaz do que o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Se o cliente preferir o Facebook, ainda sairá ganhando, pois o site tem um índice de eficiência até 1,4 mil vezes melhor do que o Procon. No Twitter, a resolução do problema vem em até 24 horas. No Facebook, a resposta da empresa leva de 30 minutos a seis horas e a resolução também demora até 24 horas.
Por outro lado, os chats convencionais demoram, em média, cinco dias úteis para responder e, a resolução, pede mais cinco dias úteis. Os SACs têm a mesma quantidade de dias. Já no Procon, a resposta demora até um mês, sendo que não há prazo para a resolução do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário