quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Levi’s ativa linha feita de jeans reciclado
Dando continuidade à sua iniciativa de design sustentável, a Levi’s lança, neste mês, a coleção de jeans WasteTM, que incorpora materiais de descarte pós-consumo: mais especificamente, garrafas de plástico e bandejas de alimentos recicladas.
Cada produto Levi’s WasteTM inclui, pelo menos, 20% de conteúdo reciclado pós-consumo ou, em média, oito garrafas de 350 a 590 ml por jeans.
“Desde o início, temos desenvolvido nossos produtos com propósito. Adicionando valor aos materiais de descarte, esperamos mudar o que as pessoas pensam sobre reciclagem, incentivando-as a fazer mais isso,” diz James Curleigh, presidente global da marca. “Essa coleção prova que você não precisa sacrificar qualidade, conforto ou estilo para dar um novo começo ao que chegou ao fim”, finaliza.
A coleção Levi’s WasteTM utilizou mais de 3,5 milhões de garrafas recicladas nas quase 400 mil peças produzidas. Os produtos masculinos, que estarão disponíveis no mundo todo, incluem o jeans Levi’s 511TM Skinny, um novo e moderno jeans Levi’s 504 Straight Fit e a icônica Trucker jacket da Levi’s. Para as mulheres, o jeans Levi’s Boyfriend Skinny em um fit progressivo estará disponível nos EUA e na Europa.
Por intermédio de parceiros da companhia, materiais feitos de plástico PET – incluindo garrafas marrons de cerveja, garrafas verdes de refrigerantes, garrafas transparentes de água e bandejas de alimento pretas – são coletadas através de programas municipais de reciclagem em vários locais nos Estados Unidos.
As garrafas e bandejas de alimentos são ordenadas por cor, comprimidas em flocos e transformadas em fibra de poliéster. Em seguida, a fibra de poliéster é misturada com fibra de algodão, que é finalmente entrelaçada com fio de algodão tradicional pela Cone Denim para criar o denim usado nos jeans e trucker jackets Levi’s WasteTM. A cor das garrafas usadas adiciona um tom suave ao tecido denim, criando um acabamento exclusivo no produto final.
A nova coleção WasteTM é apenas o mais recente capítulo dentro do comprometimento da companhia em fazer mais com menos. Em 2009, a Levi Strauss & Co. apresentou a “Etiqueta de Cuidados para o Nosso Planeta”, uma iniciativa para educar os consumidores sobre como lavar suas roupas com menos impacto ambiental; ela também os encoraja a doar seus jeans usados para instituições de caridade ao invés de jogá-los fora.
Essa iniciativa foi seguida pelo desenvolvimento do WaterTM, uma técnica de acabamento revolucionária desenvolvida para reduzir o uso de água no processo de acabamento em até 96%. Neste ano, a coleção Levi’s WaterTM economizou mais de 360 milhões de litros de água.
Além disso, a companhia é membro da Better Cotton Initiative, que reduz o uso de água e pesticidas durante o processo de cultivo do algodão, e que apoia economicamente centenas de milhares de fazendeiros produtores de algodão. Até hoje, a LS&Co. misturou o Melhor Algodão (Better Cotton) em mais de cinco milhões de jeans.
Os produtos Levi’s WasteTM estarão disponíveis nas lojas Levi’s® no Brasil em abril de 2013.
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